Você já deve saber que, no Brasil, você precisa de CNH para rodar livremente pelas ruas com sua moto elétrica.

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), para conduzir veículos ciclomotores acima de 50 cilindradas o piloto precisa da CNH tipo A.

Porém dentre os maiores benefícios de se ter uma moto elétrica é gastar menos com combustível ou não ter a necessidade de pagar IPVA.

Além do mais,já que a frota brasileira conta, hoje, com quase 60 milhões de veículos, andar de moto pode facilitar o dia a dia de muitos brasileiros, principalmente nas grandes cidades.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 1.615 motos elétricas vendidas em 2021. O número é 68,4% maior do que no ano anterior. Se analisar os dados sob a ótica da crise econômica, o segmento foi um dos que mais cresceu diante da pandemia.

Sabendo disso, temos uma novidade para apresentar.

A primeira motocicleta elétrica da Triumph está perto de ser lançada.

O protótipo elétrico TE-1 da Triumph completou agora sua quarta e última fase do projeto – os testes ao vivo. Trata-se do primeiro modelo elétrico da marca. A motocicleta é desenvolvida em colaboração com a Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd e com a WMG na Universidade de Warwick, Inglaterra.

Com a conclusão oficial do projeto de desenvolvimento elétrico TE-1, com a apresentação dos resultados finais dos testes de protótipo que superam os objetivos do projeto e demonstram o incrível sucesso dessa colaboração única.

Confira alguns destaques:

AUTONOMIA DE 161 KM

O protótipo superou significativamente a autonomia real das motocicletas elétricas equivalentes disponíveis hoje no mundo, com um alcance líder de categoria, de 161 km, com base em testes e projeções oficiais.

POTÊNCIA DE PICO DE 130 KW (177PS/175BHP)

O protótipo TE-1 oferece um incrível padrão de aceleração, levando apenas 3,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

TEMPO DE CARREGAMENTO DE 20 MINUTOS (0-80%)

Um resultado revolucionário, mais rápido do que as motocicletas elétricas equivalentes de hoje.

220 KG, COM UMA INCRÍVEL RELAÇÃO POTÊNCIA-PESO

Até 25% mais leve do que motocicletas elétricas comparáveis atualmente disponíveis.

“Já vimos uma reação incrivelmente positiva ao protótipo TE-1 dos motociclistas de todo o mundo, onde muitas pessoas estão nos dizendo que, pela primeira vez, estão vendo uma motocicleta elétrica como desejável, e algo que eles realmente gostariam de possuir. Sendo o primeiro passo em nossa jornada para o desenvolvimento de nossa abordagem futura à tecnologia de trem de força elétrico, o protótipo TE-1 e os resultados incríveis alcançados em seu programa de testes intensivos forneceram insights e capacidades cruciais que, em última análise, guiarão nosso desenvolvimento futuro. Claro, a motocicleta de produção final não será exatamente o que você vê aqui hoje, mas tenha certeza de que os modelos que desenvolveremos abrangerão todos os seus aprendizados e seu emocionante espírito dinâmico”, afirma Steve Sargent, CPO da Triumph Motorcycles.

No geral, o objetivo principal do projeto TE-1 sempre foi focado no desenvolvimento da capacidade da motocicleta elétrica, a fim de fornecer uma contribuição para a futura oferta de motocicletas elétricas da Triumph, impulsionando a inovação, a capacidade e a nova propriedade intelectual, e aumentando a credibilidade e o perfil da indústria e do design britânicos.

As conquistas na fase de testes ao vivo, superando os benchmarks e metas atuais, fornecem uma plataforma com grande potencial de desenvolvimento futuro no desempenho de motocicletas elétricas.

“Estamos incrivelmente orgulhosos de poder compartilhar tais resultados positivos da conclusão do Projeto Triumph TE-1, onde o protótipo excedeu muitas de nossas metas e expectativas iniciais. Todos na equipe estão entusiasmados com os resultados que alcançamos com nossos parceiros e como os resultados do projeto alimentarão o futuro elétrico da Triumph”, orgulha-se Nick Bloor, CEO da Triumph Motorcycles.