As motocicletas e seus motores evoluíram consideravelmente ao longo dos anos, trazendo consigo uma série de mitos e equívocos que perduram no universo das duas rodas. 


Um desses mitos que ainda paira sobre os motociclistas é a ideia de que o óleo do motor da moto deve ser trocado a cada 1.000 km. 


No entanto, a realidade é muito mais complexa e depende de diversos fatores, incluindo as recomendações do fabricante.

Recomendações do fabricante: o guia definitivo

Cada motocicleta, seja uma esportiva de alto desempenho ou uma cruiser clássica, vem com um manual do proprietário que contém informações valiosas sobre a manutenção adequada. Este manual é o seu guia definitivo para entender quando e como trocar o óleo do motor da sua moto.


Em vez de aderir ao mito dos 1.000 km, siga rigorosamente as recomendações do fabricante. Em muitos casos, a primeira troca de óleo ocorre nos primeiros quilômetros rodados, como 1.000 km, mas a partir daí as trocas se tornam mais espaçadas. 


Por exemplo, um modelo recente da Honda Fan 160 sugere uma primeira troca aos 1.000 km e, em seguida, a cada 6.000 km.


Tecnologia e avanços na lubrificação: a chave da mudança

A razão pela qual as trocas de óleo podem ser realizadas em intervalos mais longos hoje em dia reside nos avanços tecnológicos na fabricação de motores e óleos lubrificantes. 


Os motores modernos são projetados com encaixes mais precisos e tolerâncias mais apertadas, graças a processos de montagem e usinagem de última geração. 


Esses motores são construídos para suportar um uso mais rigoroso e apresentam menor desgaste.


Além disso, os óleos lubrificantes modernos também evoluíram. Eles contêm formulações sintéticas mais eficazes, projetadas para chegar rapidamente a todas as partes do motor e fornecer uma lubrificação superior. 


Isso, por sua vez, contribui para o melhor desempenho e a durabilidade do motor.


Uso severo: quando as regras mudam

Um fator importante a considerar é o regime de uso da sua moto. Se você a utiliza de forma intensa e sob condições rigorosas, isso pode justificar trocas de óleo mais frequentes, mesmo que esteja seguindo as recomendações do fabricante.


O uso severo inclui longas viagens, altas velocidades e percursos frequentes. Até mesmo pilotos que percorrem distâncias curtas, como 2 km por dia, podem estar submetendo suas motos a condições severas, pois os motores podem não atingir as temperaturas ideais de funcionamento.

O óleo recomendado: uma escolha vital

A escolha do óleo do motor é crucial para o desempenho e a longevidade da sua moto. Usar o óleo especificado pelo fabricante é fundamental para garantir que a moto funcione corretamente e evita problemas mecânicos.

A recomendação da Triumph: óleo castrol

Para obter o melhor desempenho possível da sua motocicleta Triumph, a recomendação é clara: utilize o óleo Castrol, que é a única opção aprovada e recomendada pela marca. A parceria exclusiva de lubrificantes entre a Triumph e a Castrol é uma garantia de qualidade e excelência.

Castrol: a escolha certa

A Castrol fornece óleos especificamente desenvolvidos para motocicletas e atende aos mais rigorosos padrões de engenharia e qualidade. Como parceira exclusiva de lubrificantes para a Triumph, a Castrol atende e excede os padrões exigentes da marca.


Portanto, a próxima vez que você pensar em trocar o óleo do motor da sua moto, esqueça o mito dos 1.000 km e siga as recomendações do fabricante. Escolha o óleo Castrol recomendado pela Triumph e aproveite o melhor desempenho e a longevidade do seu veículo de duas rodas. 


Siga as diretrizes do manual do proprietário, faça a manutenção adequada e desfrute de uma experiência de pilotagem mais suave e confiável.