É bastante difundida no Brasil a prática de esportes com motocicletas. Isso graças à alta carga de emoção e prazer que as duas rodas proporcionam, bem como a chance de se ter contato com paisagens naturais exuberantes. 

No entanto, para se aventurar nesse prazeroso universo da trilha de moto, é fundamental buscar conhecimento e coletar informações e dicas de trilha de moto, a fim de não ser surpreendido.

Por isso, sob o intuito de te ajudar a compreender melhor o assunto, preparamos este post com três dicas de trilha de moto para iniciantes. Fique por dentro de tudo e vá seguro!


Equipe-se bem

Nem tudo está resolvido apenas escolhendo a moto ideal para andar na trilha. É necessário também providenciar os equipamentos de segurança, que se constituem em itens de grande importância, já que contribuem para que o esporte seja praticado de forma prudente e segura.

Considerando as condições adversas enfrentadas nas pistas de terra, componentes como luvas, óculos, botas e capacete são essenciais, obrigatórios. Jamais realize a atividade sem o uso desses acessórios.

Conheça técnicas de pilotagem

É bem verdade que a experiência nas trilhas te ajudará a desenvolver habilidades específicas para o esporte. 

No entanto, para otimizar a sua evolução, é importante procurar dicas com quem já tem um certo tempo nas pistas. Assim, será possível aprimorar suas técnicas de pilotagem rapidamente.

Entre os pontos básicos estão as formas adequadas de uso de embreagem e acelerador, bem como o equilíbrio da moto em curvas e a utilização correta do freio.

Escolha a moto certa

Era comum, nas motos de antigamente, que estas viessem equipadas com motores de dois tempos por serem mais leves e desenvolverem potência em altas rotações.

Atualmente, no entanto, entre as opções para trilha estão os motores de 4 tempos - mais indicados a quem está começando, uma vez que possuem manutenção mais em conta e desenvolvem uma potência mais regular.

Além do motor, as motocicletas devem ter uma preparação adequada para as trilhas, com suspensões, aros e quadro reforçados. Existem no mercado alguns modelos que apresentam um bom desempenho nessas pistas e podem ser uma excelente alternativa para quem está iniciando, como a Tiger 900 e a Tiger 1200.

E aí, gostou? Apresentamos três das principais dicas de trilha de moto para quem está iniciando no esporte. É válido ressaltar a importância de sempre prezar pela segurança com o uso de equipamentos e modos corretos de pilotagem para garantir uma atividade mais prazerosa.

Falta o quê para fazer a sua primeira trilha? Se for a moto, corra agora mesmo à Saga Triumph e garanta a sua ainda hoje.