Manter a documentação da sua moto em dia é crucial para evitar dores de cabeça, multas e apreensões. Neste guia, abordaremos detalhadamente o processo de pagamento do IPVA e do licenciamento, destacando as diferenças e fornecendo informações essenciais para motociclistas. 

Além disso, apresentaremos um estudo de caso com informações atualizadas sobre o IPVA e licenciamento no Estado de São Paulo.

IPVA: parcelado ou à vista com desconto

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual que requer atenção especial dos motociclistas. Em São Paulo, o pagamento pode ser parcelado em até cinco vezes, com a primeira parcela vencendo em janeiro. A opção à vista em janeiro oferece um desconto de 3%. Consulte a tabela abaixo para as datas de vencimento de acordo com o final da placa da sua moto.

Tabela de Vencimento do IPVA em São Paulo:

Mês

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Parcela

1ª (cota única com 3% off)

2ª (ou cota única s/ desconto)

3ª Parcela

4ª Parcela

5ª Parcela

Final de Placa

11/jan

11/fev

11/mar

11/abr

11/mai

Valor do IPVA e Vencimento Variam nos Estados

Lembre-se de que o valor do IPVA varia entre os estados devido à diferenciação de alíquotas. No Rio de Janeiro, por exemplo, o pagamento pode ser feito em três parcelas ou à vista com desconto de 3%. No Espírito Santo, a alíquota é uma das menores do país, com um desconto generoso de 15% para pagamento à vista. Consulte o Detran ou a Secretaria da Fazenda do seu estado para informações específicas.

Isenção de IPVA para Motos de até 170 cc

A isenção do IPVA para motos de até 170 cc, aprovada em 2022, já está em vigor em alguns estados. No entanto, sua aplicação varia, sendo importante verificar as regras específicas do seu estado junto ao Detran local.

Licenciamento 2024: calendário e procedimentos

Além do IPVA, o licenciamento é vital para manter sua moto regularizada. O Detran-SP divulgou o calendário anual de licenciamento para 2024, com início em julho e término em dezembro. Confira as datas de acordo com o final da placa da sua moto:

Final da Placa

Mês de Licenciamento

1 e 2

Julho

3 e 4

Agosto

5 e 6

Setembro

7 e 8

Outubro

9

Novembro

0

Dezembro

A taxa de licenciamento em São Paulo teve um pequeno aumento para 2024, passando para R$ 160,22. Lembre-se de que cada estado possui seus próprios valores e calendários.

Passo a Passo para o Licenciamento

  • Consulta do Renavam:

    • Tenha em mãos o número do Renavam da sua moto.

  • Pagamento da Taxa:

    • Utilize internet banking, aplicativos bancários ou caixas eletrônicos para quitar a taxa de licenciamento.

  • Emissão do Documento Digital:

    • Após o pagamento, o documento digital atualizado estará disponível nos portais do Detran-SP, Poupatempo e Senatran, além da Carteira Digital de Trânsito.

O que acontece se não licenciar a moto?

Não licenciar sua moto dentro do prazo resulta em infração gravíssima. Se flagrado sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o motociclista paga multa de R$ 293,47 e acumula sete pontos na Carteira de Habilitação (CNH).

Conclusão: Rodando com segurança e regularidade

Manter a documentação da sua moto em dia é mais do que uma obrigação legal; é uma garantia de segurança e tranquilidade ao rodar pelas estradas. Ao entender os detalhes do IPVA, licenciamento e datas importantes, você assegura uma jornada mais suave, evitando surpresas desagradáveis. 

Regularize sua moto, contribua para um trânsito mais seguro e aproveite cada quilômetro com confiança.