Uma ótima notícia aos amantes do mundo sobre duas rodas! A Triumph divulgou informações sobre o que deve ser a base para seus primeiros modelos elétricos. 

O nome ainda é provisório: TE-1, um protótipo equipado com um motor que pesa apenas 10 kg e gera 130 kW (174cv) de potência. Nas imagens, o conceito lembra bastante o desenho da atual geração do modelo Speed Triple 1.200 RS, com farol e suspensão semelhantes aos da moto em produção. 

A ideia é que, dentro de mais alguns anos, a opção elétrica se some ao catálogo de opções com motores a combustão da marca. Para desenvolver o protótipo, a Triumph se juntou a outras marcas britânicas, que somam suas competências no projeto.  

A primeira delas, a de maior renome, é a Williams, que é a responsável pelo motor e o sistema de bateria da moto – ele funciona também como estrutura do quadro, ajudando a manter o centro de gravidade mais baixo, algo importante para a estabilidade e dirigibilidade. 

A segunda é o WMG (Warwick Manufacturing Group), que cuida de todas as medições e testes com o protótipo, com base nos quais estão sendo feitas todos os ajustes e correções. A terceira é a Integral E-Drive, que desenvolve o sistema de transmissão do veículo. 

À Triumph cabe projetar e fabricar o quadro e todos os sistemas eletrônicos de controle que atuam na tração, frenagem (inclusive regenerativa, para recarregar a bateria) e respostas dinâmicas do acelerador. 

Segundo o diretor de produto da Triumph, Steve Sargent, o projeto preza pela identidade da empresa. “Queríamos criar algo que fosse novo e estimulante, mas uma evolução natural da marca. Algo desejável por si só, com DNA Triumph e que não fosse diferente apenas pelo fato de ser diferente”.  

Ainda não há informações sobre quando a nova moto será lançada, nem quanto custará, mas com o ritmo acelerado com que as montadoras de automóveis estão anunciando sua eletrificação, estima-se que, nos próximos anos, os modelos já estarão pelas ruas.

E aí, gostou desta incrível novidade da parceria da Triumph com a Williams? Maravilha! Então continue acompanhando a Saga Triumph aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!