A motocicleta é um dos meios de transporte mais comuns do Brasil, sendo bastante popular devido aos baixos custos associados ao veículo e à facilidade de mobilidade. 

Atualmente, são mais de 23 milhões de motos no país, quase a metade do número de automóveis, que ultrapassam 58 milhões de unidades.

No entanto, enquanto muitos motoristas de carros reclamam do estresse no trânsito — sobretudo nas grandes cidades —, os motociclistas se mostram mais felizes com seu meio de transporte. 

E essa felicidade não existe por acaso, uma vez que há diversas vantagens associadas à pilotagem.

Ao longo deste post, você vai conferir os 5 benefícios do motociclismo e entender por que andar de moto é uma paixão para tantas pessoas. Acompanhe!

1. Menor consumo de combustível

Quando o assunto são veículos de duas rodas, o baixo consumo de combustível é um dos primeiros pontos que se vem à mente. E não é por acaso: o motor de uma moto pode consumir até três vezes menos combustível do que o motor de um carro.

Uma moto de 150 cilindradas, por exemplo, pode rodar mais de 30 quilômetros com apenas um litro de combustível. Já um automóvel, mesmo que econômico, faz apenas 10 quilômetros com a mesma quantidade de combustível.

E por ter um rendimento por litro tão alto, isso acaba se refletindo no bolso dos condutores, que precisam arcar com uma quantia muito menor com combustível ao fim do mês.

2. Economia de tempo

O tráfego intenso de veículos é um grande empecilho nas grandes cidades, fazendo com que, muitas vezes, as pessoas se atrasem para seus compromissos. 

Mas os motoqueiros não precisam se assustar com congestionamentos, pois conseguem percorrer as vias mesmo que haja um grande número de veículos e lentidão no trânsito.

Desse modo, é possível economizar bastante tempo no trânsito e reduzir as chances de se atrasar. Não é à toa que a maioria das empresas emprega motoboys para realizar entregas e outros trabalhos que precisam de agilidade nas ruas.

3. Redução do estresse

Entre os benefícios do motociclismo, um dos mais importantes é sua capacidade de reduzir o estresse dos condutores. E isso é comprovado cientificamente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quem pilota uma moto experimenta maior foco sensorial e resiliência à distração, além de ter uma redução do estresse de 28%.

Além disso, andar de moto por 20 minutos aumenta a frequência cardíaca em 11% e os níveis de adrenalina em 27%, resultados semelhantes ao de um exercício leve.

4. Baixo investimento para aquisição

Já abordamos o quanto a moto é econômica em relação ao combustível, mas os ganhos financeiros vão muito além. Isso porque outro dos benefícios do motociclismo é seu baixo investimento na hora da aquisição.

Basta pensar no quanto é custoso comprar um automóvel novo, cujo valor geralmente gira em torno de centenas de milhares de reais. As motos, mesmo se comparadas aos carros mais básicos e populares, geralmente têm um valor muito inferior e são mais acessíveis.

5. Facilidade para estacionar

Motoristas de automóveis sabem o quanto é difícil encontrar uma vaga para estacionar em alguns momentos. E isso pode ser uma grande dor de cabeça caso a pessoa esteja atrasada ou com pressa. Motociclistas, por outro lado, não precisam passar por esse tipo de problema.

Mesmo que as motos possam ter tamanhos diferentes, elas são muito menores do que veículos de quatro rodas e são muito mais fáceis de estacionar. Afinal, cabem em praticamente em qualquer vaga.

E essa é uma vantagem que pode ser aproveitada tanto na rua quanto em casa. Isso porque ela ocupa muito menos espaço na garagem, evitando transtornos quando você não estiver pilotando.

E aí, você é desses que tem rotina atarefada? Então você precisa de uma moto Triumph! 

Para ficar por dentro de tudo de melhor que a Saga Triumph tem, continue acompanhando a nossa concessionária aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!

Ah, claro, e dê uma passadinha aqui hoje mesmo para escolher a moto que vai te ajudar a superar a pesada rotina do dia-a-dia.