5 dicas para viajar de moto com segurança na estrada


Não há dúvidas: pegar a estrada de moto é uma das experiências de vida mais prazerosas e encantadoras. Afinal, nada é mais gratificante do que viajar, contemplar belas paisagens, curtir o passeio, descobrir novos lugares...

Mas, apesar de todo esse lado deleitoso e prazeroso, esta alerta é sempre importante: esse tipo de aventura exige atenção redobrada e a segurança precisa ser uma parceira fiel desta viagem.

Pensando nisso, o blog da Saga Triumph preparou este artigo com dicas preciosas sobre tudo o que você precisa fazer para pegar, em segurança, a estrada de moto.

Está pronto para esta viagem pelas nossas dicas? Então sobe na garupa e vem com a gente, dica a dica.




1º Planeje a viagem


É bem verdade que muita gente gosta dos improvisos e supetões da vida – como, por exemplo, pegar a estrada conforme lhe dá “na telha”. Mas, convenhamos, esta não é a forma mais segura e certa de enfrentar longo quilômetros de estrada.

Acredite: uma dose de planejamento – ainda que pequena – pode te salvar de grandes apuros, bem como evitar situações mais sérias, como acidentes ou panes na moto.

Estude, portanto, minimamente, a sua rota, as condições da estrada, do tempo, antes de encarar uma viagem de moto. Faça os planos com cautela, certificando-se inclusive de que sua moto está em condições adequadas para a viagem.


2º Revise a sua moto antes de encarar a estrada


E por falar em condições da moto, o planejamos da sua viagem passa também por uma revisão completa nas condições do seu veículo. Além das manutenções periódicas, é importante checar se todos os itens estão funcionando corretamente, sobretudo antes de viagens mais longas.

Para se ter uma viagem segura e sem contratempos, é fundamental verificar todo o sistema de iluminação, como faróis, lanternas e setas, que são itens essenciais.

Além disso, cheque as condições dos pneus da sua moto. É importante que estejam em ótima condição de uso. Para imprevistos, é interessantes que se leve na mochila um tubo reparador instantâneo de furos em pneus.


3º Acomode a bagagem corretamente


Pegar a estrada de moto e carregar excesso de bagagem são duas combinações perigosas e que devem, portanto, ser evitadas. Se a sua moto dispõe de alforges, malas laterais, baú ou bolsa de tanque, estes espaços são suficientes para levar o que precisa.

Mas lembre-se: leve somente o necessário, o urgente, o indispensável. E aqui vai a dica de ouro sobre este assunto: acomode a sua bagagem com equilíbrio e firmeza na moto. Isto é fundamental para a sua segurança!


4º Use os equipamentos obrigatórios e de proteção


Isto nem deveria ser recomendado, mas infelizmente ainda temos muitos motociclistas que descuidam do uso de equipamentos obrigatórios e de proteção.

Nunca saia de casa – principalmente para uma viagem – sem eles. Afinal, são indispensáveis para garantir uma viagem segura, com máxima proteção. 

Nesta lista estão itens como capacete (obrigatório para todos os ocupantes), calçados reforçados, jaquetas com proteção para a coluna, ombros e cotovelos, e luvas.


5º Dirija com prudência e atenção


Por fim, um último conselho tão importante quanto os demais: ao pegar a estrada de moto, dirija sempre com cautela e muita atenção. Mesmo os motociclistas mais experientes, quando não precavidos, podem se envolver em acidentes.

Portanto, mantenha o foco na via, não se arrisque com manobras severas e certifique-se sempre de que você está sendo visto pelos demais usuários da rodovia. E lembre-se: o trânsito é feito de escolhas, e a prevenção é sempre o melhor caminho. 

E aí, gostou dessas dicas da Saga Triumph? Maravilha! Então continue acompanhando a Saga Triumph aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!