Lavar a sua moto é como lavar um carro: não tem segredos nem é uma tarefa que exija conhecimentos mais aprofundados. No entanto, é importante que alguns cuidados sejam tomados na hora de deixar a sua moto Triumph limpinha.


Dessa forma, tomando tais cuidados, você evita que aconteçam danos estéticos e mecânicos na moto, razão pela qual vale a pena seguir este passo a passo que o blog da Saga Triumph preparou.

Em primeiro lugar, antes de qualquer dica prática, é importante que se diga o seguinte: nunca lave a sua moto Triumph com o motor quente. Se passou pela sua cabeça lavar a moto logo após um passeio ou uma viagem, não vá adiante. Deixe isso para o dia seguinte.

Materiais para a lavagem da moto Triumph

Prefira, para a lavagem da sua moto Triumph, o uso de shampoos próprios para veículos ou qualquer outro produto que seja à base de água e desengraxante.

Providencie também uma esponja macia, que não cause atrito com a lataria da moto, o que será importante para evitar arranhões na superfície. Nas rodas, você pode usar palha de aço suave. E, por fim, claro, uma flanela para secar.

Como lavar a sua moto Triumph

Já informado de que a lavagem deve ser feita com o motor frio, vamos ao passo a passo para você mesmo lavar a sua Triumph, sem precisar recorrer a oficinas ou lava-jatos profissionais.

Primeiramente, escolha um lugar fresco. É importante que esse local não tenha muita exposição direta ao sol, já que a luz e o calor, no momento da lavagem, podem danificar plásticos e manchar a pintura. Isso porque o sol em incidência intensa e constante causa o secamento mais rápido do shampoo. 

Escolhido o lugar, é hora de tampar o orifício do escape, caso ele tenha saída para cima, usando uma estopa ou um pano comum. Com isso, você previne os riscos para as peças da sua moto.

Agora, sim, você pode começar a lavagem! Uma boa recomendação é a seguinte: comece de cima para baixo. Lave as partes mais altas e as laterais, deixando que o shampoo escorra naturalmente para as outras superfícies da moto. 

Com a esponja, esfregue o painel, as lentes, o banco, a rabeta e a área da placa e, finalmente, passe à próxima etapa, que é a do enxágue! 

Este deve ser feito logo depois da escovação, evitando que o shampoo seque e cause manchas. Depois de enxaguar as partes limpas, é hora de dar atenção às rodas, onde você pode fazer uso da palha de aço suave.

Umedeça essa palha de aço em shampoo com querosene e faça a limpeza das rodas, girando-as até que nenhuma sujeira esteja mais impregnada ali. A palha de aço intensificará o brilho das rodas.

Lave em seguida a corrente de transmissão, a coroa traseira e a balança – cada uma separadamente. Para essa limpeza, use o querosene ou o desengraxante (específico para essas peças), lembrando ao final de lubrificar a corrente.

Finalmente, a secagem! Munido de uma flanela, seque toda a sua moto com paciência. É importantíssimo usá-la apenas depois de seca.

E aí, gostou deste passo a passo incrível para uma lavagem eficiente da sua moto Triumph? Maravilha! Para ficar por dentro de todas as novidades da Triumph, continue acompanhando a Saga Triumph aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!