Sempre se diz -  e com razão -  que o capacete é o equipamento mais importante para a prática do motociclismo, além de se constituir no único item obrigatório para os motociclistas. 

Isto, porém, não resolve o problema de que não é nada fácil encontrar o capacete ideal tanto para o motociclismo diário como para o adepto de trilhas e enduros.

Preparamos então este artigo para te auxiliar na aquisição do capacete ideal.


O tamanho

Antes da aquisição, é fundamental saber o diâmetro da sua cabeça. Portanto, com uma fita métrica, meça o diâmetro da sua cabeça passando a fita no meio da testa e acima das orelhas. 

As marcas disponibilizam várias medidas que variam do 54 cm (XS) ao 64 cm (XXL). É importante que você escolha uma marca que tenha cascos diferentes para cada tamanho. 

Isso significa que o capacete não é apenas maior ou menor dentro, mas sua estrutura externa também é proporcional à cabeça que protege. As marcas de menor qualidade apenas possuem uma ou duas calotas e preenchem com espuma o interior para ajustar ao usuário.

O ajuste

Adquirido o capacete de tamanho ideal, é importante que você faça algumas verificações. Primeiro, o capacete não pode estar pressionando muito a sua cabeça. Segurando o capacete com ambas as mãos, tente firmemente mover a cabeça. 

Deve haver um mínimo de folga e, no máximo, deve permitir que você coloque um dedo no lado oposto do que você força. Para maior segurança, a cinta jugular do capacete deve ser sempre a de fecho duplo D.

Conforto e ventilação

Os capacetes com mais tecnologia permitem ajustar o forro e ser altamente respirável, antialérgico, removíveis e laváveis. A ventilação é fundamental e os capacetes de última geração possuem um ótimo sistema de ventilação.

Segurança

Este é, sem dúvida, o detalhe mais importante! Em primeiro lugar, você deve avaliar que o composto do casco exterior determinará o preço, nível de proteção e leveza do capacete. 

A fibra de carbono é um dos elementos mais fortes e leves, com uma grande absorção de impacto. Alguns capacetes também podem ser fabricados em fibra de vidro, aramida ou policarbonato.


Visibilidade e óculos

O campo de visão é fundamental. Cada capacete tem um design de abertura diferente e isso pode condicionar o tipo de óculos que nos permitirá usar. Há mais capacetes abertos do que outros, óculos mais volumosos do que outros.

A má escolha do óculos pode prejudicar o conforto devido ao mau ajuste e até à ventilação. Portanto, uma opção é ter os óculos projetados pelo mesmo fabricante, conforme eles são projetados de forma a que o conjunto seja perfeito.

Instalar câmera

Se você gosta de gravar os treinos com a câmera GoPro por exemplo, escolha um capacete que não tenha muitos vincos no seu casco para colar o adesivo do suporte.

Gostou das nossas dicas? Então que tal providenciar hoje mesmo, além do seu capacete para trilhas e enduros, a sua moto para encarar um desses destinos? Aqui na Saga Triumph, temos excelentes opções. Venha conferir.

Fonte: Moto1Pro